Câmara de Lamego cria centros cívicos em quatro freguesias rurais

Câmara de Lamego cria centros cívicos em quatro freguesias rurais
A Câmara Municipal de Lamego vai construir centros cívicos em quatro freguesias rurais do concelho, com o objetivo de servir a população em várias áreas e dinamizar a vida cultural, social e económica local.

O primeiro projeto já está em curso na freguesia de Valdigem, onde está a ser requalificada uma antiga estrutura de betão que nunca chegou a ter utilização. O investimento municipal é de 1.178.414,43 euros, financiado pelo Programa Operacional Regional Norte 2030.

Paralelamente, na freguesia de Sande, está já em fase avançada de obra a requalificação da antiga escola primária, que será transformada num albergue de apoio aos peregrinos dos Caminhos de Santiago, do Caminho dos Monges e da Rota da EN2.

Já em Cambres, o município vai construir um centro cívico moderno junto ao campo de futebol, estando atualmente em curso o concurso público para adjudicação da empreitada, num investimento de 921.062,71 euros (acrescido de IVA).

As freguesias de Lalim e Britiande também farão parte desta rede de equipamentos públicos, destinados a apoiar as associações locais e a promover atividades comunitárias.

O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, destacou a importância desta aposta nas zonas rurais: “As freguesias rurais continuam a ter muito potencial e condições para que ali se possa viver. Estes centros cívicos são projetos com uma base e uma ideia comum, mas depois cada um é ajustado à especificidade da freguesia e às dinâmicas já existentes e, muito especialmente, às dinâmicas novas que queremos criar.”

Os centros cívicos de Lalim e Britiande serão as próximas intervenções a avançar, reforçando a estratégia municipal de aproximação entre a Câmara e as populações rurais.