Num setor marcado pela sofisticação de movimentos, a neurociência tem aqui um papel fundamental no desenvolvimento das decisões, já que a transformação na tomada de decisão é evidente ao longo de todo o processo.
No final de contas, as apostas online não são apenas dados analíticos e sensações, mas sim um misto de emoções que levam os jogadores a terem determinados comportamentos, o que torna tudo mais desafiante.
Persuasão como fator crucial no processo
Ao abordar esta temática da psicologia do jogo online, existem dois fatores indissociáveis – a persuasão e a manipulação – que andam de “mãos dadas” em todo o processo.
No entanto, é inegável que a capacidade de persuasão é o elemento dominante em toda a caminhada na relação entre operador e jogador, com estas plataformas apostando fortemente nas suas técnicas à procura de chegar a bom porto.
Os métodos de persuasão vão muito além das técnicas de marketing mais populares (apesar de as mesmas continuarem a ser efetivas), existindo uma componente psicológica muito forte para “potenciar reações” por parte dos possíveis apostadores.
E é aqui que entra um dos fatores que podemos considerar fundamentais em esta caminhada, os métodos de pagamento.
Os métodos de pagamento, cada vez mais diversificados, são também uma técnica de agarrar a atenção dos utilizadores, com plataformas digitais como o MBWay a destacarem-se dos demais competidores.
A verdade é que os casinos com MBWay em Portugal têm sido dos mais explorados nesta indústria. Mas por quê?
Bem, a resposta é relativamente fácil. Os casinos online promovem este método de pagamento como um dos mais seguros e rápidos do mercado, não só o colocando no topo das suas opções, como também o destacando relativamente a outras alternativas.
O processo é realizado apenas com alguns cliques e leva a que os jogadores possam passar à ação muito rapidamente, tornando esta uma técnica subtil e eficaz.
Apesar de o pensamento racional ser a base desta atividade de entretenimento, nem sempre é fácil delimitar uma linha entre persuasão e manipulação por parte dos operadores, sendo que é neste contexto que entra a regulação existente na indústria.
A complexidade do cérebro de um apostador
O cérebro de um apostador é extremamente moldável a determinados “gatilhos mentais”, sendo que este processa determinados estímulos de forma diferente, dependendo da apetibilidade da proposta.
Quando falamos de apostas online, o sistema límbico vive um misto de sensações consoante as informações que lhe são dadas, em que nem sempre os impulsos básicos de sobrevivência são a resposta correta.
Aqui, entra um dos fatores-chave até à primeira aposta, já que o momento de criar uma conta de jogador é o passo essencial neste sistema. Mas por quê?
Na maioria das situações, após a criação de uma conta de utilizador, uma grande percentagem de jogadores sente a necessidade de “retribuir” todo o processo, criando assim um compromisso emocional que não é um acaso.
É nesta parte que o sistema de recompensa se ativa, tendo uma reação biológica natural de libertação de dopamina que pode chegar até 10x os valores normais e, consequentemente, desencadeando sensações que as plataformas de jogo querem criar.
Este é um processo natural e que varia de pessoa para pessoa, sendo que mesmo durante esta jornada, a transformação de um apostador é visível, existindo assim seis fases distintas nos processos, todos com desafios interessantes.
Interface e métodos que “enganam” todos
Engane-se quem pensa que os casinos online são meras plataformas criadas por um grupo de pessoas extremamente talentosas na parte informática e que não tomam decisões a pensar na experiência do utilizador no seu benefício.
Relativamente à interface, num contexto que muitos acreditam ser apenas tecnológico, todas as escolhas são feitas ao mais ínfimo pormenor, sendo que o posicionamento de diferentes elementos é crucial para “levar os apostadores” a realizarem determinadas ações.
Imagine então que está perante dois casinos online distintos e está a realizar o processo de registo de conta, certamente que prefere um desenvolvimento rápido e onde não tenha de estar sempre a partilhar a mesma informação, certo?
Os melhores casinos online também têm isso em consideração, reduzindo aquilo que chamam de “atrito cognitivo” e procurando que a validação em tempo real seja o mais rápido possível.
Aqui, estamos praticamente perante uma “psicologia visual”, onde uma caixa de texto impactante ou uma janela pop-up a meio da navegação poderá fazer toda a diferença nas escolhas realizadas por um apostador.
Todos os apostadores procuram um “reforço positivo” nas suas ações, e estes casinos online são peritos em dar esse feedback, não só através de mensagens de confirmação, como também de oferta de possibilidades mais simples em todos os processos.
Esta evolução tecnológica tem sido fundamental no crescimento da indústria do jogo online, sendo que apenas estamos na ponta do icebergue relativamente às técnicas que podem ser utilizadas no futuro.
Qual o futuro do jogo online?
A tendência desta indústria e dos casinos online em Portugal acompanhará o processo dos setores mais relevantes desta era digital, utilizando ferramentas como a inteligência artificial para continuar a desenvolver as suas competências tecnológicas.
No entanto, estamos perante um momento sem precedentes na história, em que as técnicas criadas por estas plataformas levam-nos a questionar a liberdade de um jogador e a sua capacidade de realizar escolhas corretas sem serem influenciados.
Apesar de estarmos perante uma “luta existencial”, não podemos afirmar que a evolução tecnológica é a parte errada em todo o processo, mas sim o desenvolvimento de uma melhor educação sobre o jogo e, sobretudo, na transparência por parte deste setor.
A psicologia do jogador estará sempre presente em todas as decisões e, assim sendo, é crucial que todos os apostadores moldem o seu perfil pessoal, para não serem manipulados nas suas apostas e investimentos a longo prazo.
