O Parque das Serras do Porto abrange os concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo avança com a iniciativa designada “Serras do Porto Natura 2030” que terá a duração de dois anos, até setembro de 2027, e será implementada na Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto, uma área com cerca de 6.000 hectaresintegrada na Rede Nacional de Áreas Protegidas e na Zona Especial de Conservação de Valongo, pertencente à Rede Natura 2000.
O projeto visa proteger habitats e espécies ameaçadas, recuperar ecossistemas e envolver a comunidade local na preservação das serras. Entre as ações previstas estão a monitorização científica de aves, libélulas, morcegos e da salamandra-lusitânica, o controlo de espécies invasoras, o restauro ecológico de linhas de água e habitats prioritários, bem como a recuperação de terrenos estratégicos e a proteção de geossítios e cavidades mineiras romanas.
A iniciativa inclui ainda a criação de infraestruturas verdes que promovam a conectividade ecológica e várias atividades de educação e sensibilização ambiental, como a edição de um livro infantojuvenil, teatro ambiental, escolas da natureza e campanhas de comunicação.
Com o projeto estima-se a recuperação de mais de 39 hectares de habitats da Rede Natura 2000, a reabilitação de 8,4 quilómetros de linhas de água e o benefício direto para cerca de 97.500 residentes, que passarão a dispor de novas ou melhoradas infraestruturas verdes.
Para a Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, esta aprovação representa um marco na proteção e valorização do património natural e cultural do território, reforçando o papel das serras como espaço de biodiversidade, lazer sustentável e identidade regional.
O “Serras do Porto Natura 2030” é cofinanciado pela União Europeia, através do Programa Regional NORTE 2030.
