A grande novidade desta edição é o alargamento das sessões aos jardins de infância, integrando o prolongamento de horário para garantir que mais crianças possam usufruir da iniciativa.
As sessões, dinamizadas por técnicos especializados, proporcionam estímulos emocionais, cognitivos e sensoriais, ajudando a desenvolver a comunicação, a autoestima e as capacidades de interação. O trabalho em grupo, num ambiente de partilha e expressão, faz da música o elo de ligação entre diferentes realidades e ritmos de aprendizagem.
O projeto junta-se ao programa-piloto já em curso nas escolas do concelho, que contempla sessões semanais em todos os agrupamentos escolares, e às iniciativas comunitárias, como as sessões mensais gratuitas “Música para bebés e crianças”.
Com este reforço, Lousada consolida-se como um concelho pioneiro na utilização da arte como meio de inclusão social e educativa.
Iniciado em 2021/2022 e financiado pelo Município, o projeto será assegurado neste e nos próximos dois anos através do Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.
