A iniciativa permite apoiar famílias em situação de maior fragilidade socioeconómica através da compra de vales solidários disponíveis nas caixas de pagamento das lojas.
Nos dias 11 e 12 de outubro, equipas de voluntários estarão presentes em 93 lojas aderentes para recolher alimentos e produtos de higiene doados diretamente pelos clientes.
Assente no lema “A sua escolha VALE MAIS. Para que ninguém fique por ajudar!”, a CVP reforça o apelo à participação de todos, num contexto de aumento significativo dos pedidos de ajuda. O presidente nacional da CVP, António Saraiva, sublinha: “Cada campanha ‘Vale +’ representa um esforço coletivo para que ninguém fique para trás. A solidariedade dos portugueses tem-nos permitido responder a um número crescente de pedidos de ajuda e é com esse espírito que voltamos a apelar à participação de todos. Um gesto simples pode transformar vidas”.
Na edição anterior, realizada em julho, a campanha permitiu angariar 60.273 euros em vales, 71.883 produtos recolhidos em loja (equivalentes a 91.937€) e garantir 43.488 refeições a famílias em situação de vulnerabilidade. Em 2024, o número de famílias apoiadas com ajuda alimentar aumentou cerca de 58,6%, passando de 60.000 em 2023 para 95.169 em 2024.
Os vales solidários estão disponíveis em mais de 280 lojas Lidl, com valores de 1, 2 e 5 euros, representando produtos essenciais que serão distribuídos pela Cruz Vermelha Portuguesa. Além disso, os clientes podem entregar bens essenciais diretamente aos voluntários nos dias 11 e 12 de outubro.
