Alta velocidade entre Porto e Vigo dá novo passo com adjudicação em Espanha

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O Governo espanhol deu mais um passo no avanço da futura ligação ferroviária de alta velocidade entre o Porto, Braga e Vigo, ao adjudicar os estudos de viabilidade e o estudo informativo para o troço compreendido entre O Porriño e a fronteira portuguesa, na província de Pontevedra, Galiza.

De acordo com o Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável de Espanha, o contrato, no valor de 835 mil euros, tem como objetivo definir o traçado entre a saída sul de Vigo — atualmente em fase de estudo — e a futura infraestrutura portuguesa a sul do rio Minho, cuja elaboração está a cargo das autoridades nacionais.

O projeto contempla uma análise de alternativas de traçado, um estudo de procura, uma avaliação custo-benefício socioeconómica e a preparação dos processos de consulta pública e de impacto ambiental, culminando na aprovação definitiva do Estudo Informativo.

Em comunicado, o Governo espanhol sublinha que esta etapa constitui “um novo avanço na construção de uma conexão internacional estratégica para a Galiza, Espanha, Portugal e a Europa”, dando continuidade ao Eixo Atlântico de alta velocidade entre a Corunha e Lisboa.

O Ministério acrescenta ainda que o estudo reafirma o compromisso com a Galiza e, em particular, com Vigo, onde estão em curso análises para melhorar a ligação à rede nacional de alta velocidade e modernizar infraestruturas na zona de Redondela. “O início deste estudo informativo é um novo passo para impulsionar as conexões ferroviárias entre Espanha e Portugal, de acordo com o compromisso assumido por ambos os países na XXXV Cimeira Luso-Espanhola, celebrada em Faro, em outubro de 2024”, refere o comunicado do Governo espanhol.

Do lado português, a Infraestruturas de Portugal (IP) prevê submeter ainda este ano o estudo prévio à Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), no âmbito do desenvolvimento do projeto nacional de alta velocidade.

A primeira fase da linha — Porto–Soure — deverá estar concluída em 2030, seguindo-se a segunda fase (Soure–Carregado) em 2032, assegurando a ligação a Lisboa através da Linha do Norte.

A ligação Porto–Vigo, também prevista para 2032, incluirá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença.

Segundo estimativas do anterior Governo português, o investimento total no eixo Lisboa–Valença deverá situar-se entre sete e oito mil milhões de euros.