Cinfães reforça a sua aposta na inovação social com o arranque do projeto “24 Horas Consigo”, uma medida pioneira no país que oferece cuidados domiciliários noturnos a idosos em situação de dependência ou isolamento. A iniciativa pretende garantir conforto, segurança e bem-estar durante a noite, ajudando também a adiar a entrada em lares.
Duas equipas móveis asseguram o serviço, uma a Norte e outra a Sul do concelho, em articulação com duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS): a ADACC – Associação para o Desenvolvimento do Alto Concelho de Cinfães, e a Associação de Solidariedade Social de Souselo. Cada equipa é composta por quatro profissionais, totalizando oito ajudantes de ação direta.
Durante a noite, os beneficiários são acompanhados com duas visitas, onde recebem apoio à higiene pessoal, mudança de fraldas ou outros produtos de incontinência, ajuda à mobilização, administração de medicação e vigilância do estado de saúde. Trata-se de um serviço complementar às respostas sociais existentes, que muitas vezes não cobrem o período noturno.
O “24 Horas Consigo” já foi distinguido a nível nacional com a Bandeira de Mérito Social pela Associação Nacional de Gerontologia Social, em reconhecimento pela sua importância no combate à solidão e pela forma como melhora a qualidade de vida da população sénior.