A primeira sessão do ano, realizada no passado dia 21 de maio, marcou o início de um ciclo de workshops, com o mote “Nos resíduos nada se perde, tudo se transforma”.
O grande destaque desta edição é a introdução da plataforma digital Padlet “Coração Verde”, que vem reforçar a ligação entre as instituições educativas e a comunidade em geral ao estilo de vida LIPOR.
Através de um acesso simples e universal, a plataforma disponibiliza conteúdos atualizados regularmente, como desafios, jogos, oficinas pedagógicas e atividades focadas em gestão de resíduos, biodiversidade, prevenção, entre outros temas cruciais para a sustentabilidade.
A sessão inaugural contou com 25 participantes, na sua maioria docentes da região do Grande Porto, que foram convidados a refletir e partilhar práticas sobre a gestão de resíduos num ambiente informal e colaborativo. A experiência permitiu desmistificar conceitos e fomentar o pensamento crítico, aproximando a teoria da prática.
Realizados em formato online, os workshops “Coração Verde” são pensados para garantir uma participação acessível e ativa de todas as instituições interessadas. Cada sessão traz uma nova temática, sempre com o foco na partilha de boas práticas, na consciencialização ambiental e na construção de comunidades mais resilientes e ecológicas.
O próximo workshop já tem data marcada para 2 de julho e terá como tema central a agricultura biológica, uma nova oportunidade para cultivar conhecimentos, valores e atitudes sustentáveis.
Na LIPOR, acreditamos que educar é transformar, e o projeto “Coração Verde” é uma das formas mais eficazes de inspirar e capacitar as comunidades para um futuro mais verde e consciente.