Nos primeiros dias, de segunda a quarta-feira, prevê-se alguma instabilidade, sobretudo nas regiões do interior. Estão previstos períodos de chuva, possibilidade de trovoadas e rajadas de vento que podem atingir os 65 km/h. Devido a estas condições, o IPMA emitiu avisos amarelos para nove distritos, incluindo Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Portalegre, Vila Real e Viseu. Estes alertas estarão em vigor entre hoje e amanhã.
Contudo, esta fase de instabilidade deverá terminar ao longo de quarta-feira. A partir de quinta, o cenário muda completamente, segundo Joana Campos, geógrafa e editora do Meteored Portugal.
A tendência aponta para uma subida progressiva das temperaturas, que deverá manter-se durante o fim de semana e os primeiros dias de julho. É possível que os termómetros ultrapassem os 40ºC no Sul do país já no sábado, dando início a um período de calor intenso.
Na sexta-feira, as temperaturas máximas podem já rondar os 40ºC no Baixo Alentejo. Pelo contrário, no litoral das regiões Norte e Centro, o ambiente será mais ameno, especialmente nas áreas costeiras, com máximas entre os 22ºC e os 26ºC.