Ricardo Alves Pereira leva Cantigas de Amor de D. Dinis ao Centro de Interpretação do Românico

Ricardo Alves Pereira leva Cantigas de Amor de D. Dinis ao Centro de Interpretação do Românico
No próximo domingo, 29 de junho, pelas 17h, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, Ricardo Alves Pereira irá interpretar as Cantigas de Amor de D. Dinis.

Para assinalar os 700 anos da morte do rei-poeta (1261–1325), o medievalista preparou um concerto a solo intitulado “O Trovador — Legado Musical de D. Dinis, que dá vida a um repertório raramente apresentado em palco: as Cantigas de Amor do monarca.

A música do rei sobreviveu graças a uma das duas únicas fontes seculares ibéricas com notação musical conhecidas: o Pergaminho Sharrer, descoberto há apenas 35 anos na Torre do Tombo, em Lisboa.

As melodias apresentadas neste concerto resultam do trabalho de investigação e recriação de Ricardo Alves Pereira, no âmbito do TWB Ensemble (The Wandering Bard), baseando-se diretamente na fonte manuscrita.

Este evento, com o apoio da Fundação GDA e da Antena 2, marca também o regresso de Ricardo Alves Pereira à Rota do Românico, após as quatro apresentações de O Livro do Rei — Ciclo de Música Medieval, em outubro de 2024.