Penafiel lança nova edição do “Sentir o Verão”

Penafiel lança nova edição do “Sentir o Verão”
O Município de Penafiel convida todos a participarem no “Sentir o Verão”, o programa cultural que durante os meses de junho a setembro com dezenas de eventos gratuitos, pensados para todas as idades e gostos.

Ao longo de quatro meses, diferentes freguesias do concelho, da cidade de Penafiel a Oldrões, Galegos, Lagares, Eja, Cabeça Santa, Valpedre ou Rio Mau vão acolher propostas artísticas e festivas, com o objetivo de envolver toda a comunidade, incluindo emigrantes de visita à terra natal.

“A programação deste ano é pensada para que todos possam viver o verão em Penafiel com alegria, partilha e proximidade. Há eventos para todos os públicos e em mais freguesias do que nunca”, sublinha Daniela Oliveira, vereadora da Cultura.

O arranque oficial acontece já no dia 14 de junho, com o concerto intimista de Ana Deus e Luca Argel, no Ponto C, em Penafiel, onde apresentam o disco Canções para beber com Pessoa.

A literatura também marca presença: em julho, destaque para o encontro com o escritor José Rodrigues dos Santos, e o lançamento do livro Crónicas do meu jardim. Já a música e dança fundem-se em propostas como “Terra Cobre” ou “Vocais e Vegetais”, que juntam tradição e vanguarda.

No mês de agosto, sobem ao palco o Camélia Brass Quintet, o espetáculo “Prometeu Agrilhoado”, e o concerto de Lena d’Água, entre muitos outros.

As noites de verão também serão de cinema ao ar livre no Jardim do Museu, com comédias e animações para toda a família. “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin, abre o ciclo “Luz, câmara, verão”, a 18 de julho.

Já em setembro, o público poderá assistir a sunsets com música e workshops de cocktails no anfiteatro natural do Ponto C, aos domingos, com o DJ Miguel Tika.

Para os mais ativos, há eventos como a 7.ª Penafiel Racing Fest, o trail Poço Negro (29), a Taça de Portugal Rios Ibéricos Duathlon e Triathlon (13 de julho) e a Penafiel Run.

O programa inclui ainda festas e festivais emblemáticos como a Noite Branca, a 5 de julho, o Festival da Moura Encantada, dos dias 11 a 13, o Festival do Caldo Verde, de 25 a 27 de julho, o Festival da Juventude (2 e 3 de agosto), a Agrival (22 a 31 de agosto) e a Festa do Caldo de Quintandona (19 a 21 de setembro).

Todas as atividades do “Sentir o Verão” têm entrada livre.