As atividades vão decorrer ao longo do dia em três locais distintos, o Auditório Municipal de Lousada, a Mata de Vilar e a Casa das Videiras – Centro de Educação Ambiental.
A sessão de abertura está marcada para as 9h00, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, da Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Arquiteta Sandra Sarmento, do Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, Engenheiro José Carlos Pimenta Machado, e do Professor Doutor Carlos Fonseca, da Universidade de Aveiro.
A conferência de abertura abordará o “Plano Nacional de Restauro da Natureza”, destacando o papel da ciência na recuperação dos ecossistemas e o seu contributo para a política ambiental nacional e europeia.
Durante a tarde, entre as 15h30 e as 18h00, a Mata de Vilar acolhe o workshop “Potenciar o restauro com estruturas promotoras de biodiversidade”, com atividades práticas em contacto com a natureza.
A programação termina à noite, na Casa das Videiras – Centro de Educação Ambiental, com a projeção dos documentários “Lousada – Reencontro com a Natureza” e “Côa Mais Selvagem”, a partir das 21h00.
A participação nas Jornadas é gratuita, mas carece de inscrição prévia, disponível no portal do município, em www.cm-lousada.pt/p/jornadasambiente.