A organização estima que mais de mil pessoas, entre atletas, árbitros, treinadores e voluntários, se desloquem à cidade durante os quatro dias do evento, dando um colorido especial às várias instalações desportivas que vão acolher os jogos e atividades.
A iniciativa resulta de uma parceria entre o Município de Lamego, a Federação de Andebol de Portugal (FAP), a Associação de Andebol de Viseu e o Andebol Club de Lamego. Na sessão de apresentação do evento, realizada nos Paços do Concelho, foram revelados os principais detalhes logísticos e desportivos do encontro.
Para a vice-presidente da câmara de Lamego, Catarina Ribeiro, acolher este evento “é um enorme orgulho para a cidade”. A responsável destaca a importância do convívio e das experiências proporcionadas aos jovens atletas, sublinhando que se trata de “um momento único para criar boas memórias em todos os participantes”.
Também o vice-presidente da FAP enalteceu a escolha do Interior do país para receber uma iniciativa desta dimensão, considerando que se trata de um sinal de estímulo ao desenvolvimento da prática desportiva desde os primeiros anos de vida.