Igreja de Santa Marinha de Real reclassificada como Monumento de Interesse Público

Igreja de Santa Marinha de Real classificada como Monumento de Interesse Público
A Igreja de Santa Marinha, da paróquia de Real, em Castelo de Paiva, foi reclassificada como Monumento de Interesse Público. A classificação inclui o património móvel integrado, o respetivo adro e a escadaria. 

A origem da igreja remonta ao século XIII, embora a construção atual date do século XVIII. A igreja antiga, localizada noutro ponto, foi substituída pela atual edificação, concluída em 1737.

É uma das mais antigas do concelho de Castelo de Paiva, destacando-se pelo seu estilo barroco e arquitetura austera. Apesar da fachada discreta, o interior revela uma típica obra do século XVIII.

Este monumento, que integra a Rota do Românico, foi oficialmente reclassificado como Monumento de Interesse Público em junho de 2023, conforme publicado em Diário da República. A reclassificação surgiu no âmbito de um projeto de restauro no valor aproximado de 2.000.000€, cuja candidatura foi aprovada.

A decisão baseia-se na Lei n.º 107/2001, que estabelece os critérios para classificação patrimonial, como a importância simbólica e religiosa, o valor estético e material, o interesse arquitetónico e urbanístico, e o seu valor enquanto memória coletiva da comunidade.

Com esta classificação, foi também criada uma Zona Especial de Proteção, que visa salvaguardar o enquadramento urbano e paisagístico do monumento, prevenindo construções que possam prejudicar a sua visibilidade ou afetar a sua valorização patrimonial.