Gonçalo Matias, doutorado em Direito, presidente da Administração e da Comissão Executiva da Fundação Francisco Manuel dos Santos desde 2022 e professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, assume agora o cargo de Ministro Adjunto e da Reforma do Estado.
Maria Lúcia Amaral é a nova ministra da Administração Interna. É doutorada em Direito e, desde 2008, é professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa e provedora desde novembro de 2017. Foi também membro do Tribunal Constitucional entre 2007 e 2016, sendo que, em 2017, foi eleita Provedora da Justiça, cargo que ocupou durante oito anos.
O Ministério dos Assuntos Parlamentares, que no governo passado estava ao cargo de Pedro Duarte foi substituído por Carlos Abreu Amorim, que também é doutorado em Direito e docente universitário. Nos dois governos anteriores estava como deputado e foi vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD. Além disso, foi secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares do XXIV Governo Constitucional.
Este Governo ainda conta com a novidade de acumulação de pastas como a do ministério da Economia com a da Coesão Territorial, que volta cuja responsabilidade fica com Manuel Castro Almeida.
Também o ministério da Cultura vai acumular com o da Juventude e Desporto, ficando a cargo de Margarida Balseiro Lopes, que é jurista e antiga deputada à Assembleia da República (2015-2022).