A grande novidade da edição de 2025 é a realização deste concurso, que terá lugar no recém-inaugurado Centro Interpretativo D’Olival ao Azeite D’Ouro, em Castedo do Douro.
O presidente da camara de Alijó, José Paredes refere que a realização do primeiro concurso de azeites “constitui um marco relevante na valorização do setor, promovendo a qualidade e autenticidade dos nossos azeites”.
A feira é já uma referência no calendário gastronómico do Douro, reunindo cerca de 50 produtores de vinhos e produtos regionais. Os visitantes poderão provar, gratuitamente, vinhos distintos do Planalto de Alijó.
O evento inclui ainda provas comentadas, degustações, concursos e atuações musicais tais como, Mariza, na sexta-feira, dia 13 de junho, Matias Damásio, no sábado, 14 de junho e Rita Guerra, no domingo, numa atuação com a Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua, uma das mais antigas do país. A animação continua noite dentro com o conhecido DJ Diego Miranda.
Para José Paredes, a Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos é “uma afirmação clara de que o Douro também se faz nas cotas mais altas, com vinhos que expressam a paixão dos seus produtores e uma identidade muito própria”.