Estão em fase de votação as propostas do Orçamento Participativo Jovem

Layout 11 scaled | NOVUM CANAL
Está a decorrer até 5 de julho, a fase de votação, na página opj.celoricodebasto.pt, das propostas selecionadas do orçamento participativo Jovem, do concelho de Celorico de Basto.

Nesta edição, foram selecionadas três propostas que, segundo um comunicado: “espelham a diversidade de interesses e preocupações dos jovens celoricenses”.

A proposta “Educação para o Digital” pretende dotar os jovens de competências fundamentais na área da literacia digital, contribuindo para a sua preparação face aos desafios do mercado de trabalho e da sociedade atual. Já a proposta “Criação de Laboratório de impressão 3D e multifuncional” aposta na promoção da criatividade, da experimentação tecnológica e da aprendizagem prática, através de um espaço aberto à inovação e ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Por sua vez, a proposta “Organização de Festival da Juventude” pretende dar maior enfoque à vivência cultural e social, ao proporcionar momentos de encontro, celebração e valorização do talento jovem.

Até 5 de julho, decorre o período de votação da segunda edição do Orçamento Participativo Jovem. A votação é feita de forma totalmente digital, através da plataforma oficial opj.celoricodebasto.pt, exigindo apenas o registo prévio e a verificação da identidade dos participantes.

As votações devem ser feitas por jovens dos 14 e os 35 anos, residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho, este processo pretende reforçar o papel ativo da juventude nas decisões que impactam diretamente a comunidade, oferecendo-lhes a oportunidade de definir o destino de uma verba municipal no valor de 20.000€.

“O OPJ é um instrumento que queremos reforçar, e com isso aumentar a participação cívica dos jovens nas decisões governativas. Ao dar aos jovens a possibilidade de escolherem onde e como investir os recursos públicos , o Município não só reconhece o seu valor enquanto cidadãos ativos, como também incentiva a co-responsabilidade e o pensamento estratégico sobre o desenvolvimento do território” disse a vereadora da Juventude do Município de Celorico de Basto.