A cerimónia oficial de entrega da distinção decorreu no passado dia 17 de junho, no Mosteiro de Ancede Centro Cultural, MACC Baião, inserida na programação da IV Conferência Anual de Ambiente e Sustentabilidade, realizada no Auditório Municipal.
O presidente da câmara municipal de Baião, Paulo Pereira, destacou o caráter coletivo desta conquista: “Este prémio não é meu, mas sim de uma equipa – a ‘Green Team’ – e de todos os que contribuíram para que chegássemos até aqui. Uma palavra especial aos baionenses, que continuam a apoiar este percurso e esta estratégia, que tem como base um desenvolvimento consciente, estruturado e sustentado em valores e princípios que assumimos e cumprimos. Estamos a conduzir Baião rumo a um futuro cada vez melhor”, afirmou o autarca.
A distinção “Ouro” representa o reconhecimento internacional do compromisso de Baião com práticas sustentáveis no setor do turismo, promovendo um equilíbrio entre o desenvolvimento económico, a preservação ambiental e o bem-estar das comunidades locais.