A entrega oficial da certificação teve lugar no passado dia 17 de junho, no Mosteiro de Ancede Centro Cultural, durante a IV Conferência Anual de Ambiente e Sustentabilidade, que decorreu no Auditório Municipal.
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, expressou o orgulho nesta conquista, “Este prémio não é meu, é de uma equipa, a ‘Green Team’, e de todos os que tornaram possível este percurso. Uma palavra também para os baionenses, que continuam a apoiar esta estratégia de desenvolvimento consciente e estruturado”, referiu.
O autarca destacou ainda o papel dos operadores turísticos e das entidades locais, reconhecendo o mérito coletivo no crescimento sustentável do turismo no concelho. “Temos ainda muito por fazer e, para isso, contamos com todos”, afirmou.
Durante a cerimónia, o auditor da EarthCheck, Daniel Frey, responsável pela entrega do certificado, referiu-se a Baião como “uma inspiração”, confessando ter ficado surpreendido com a ligação que desenvolveu ao território.
O processo de certificação iniciou-se em 2018, tendo Baião alcançado o nível “Bronze” em 2019, subido a “Prata” em 2021 e, agora, atingido o nível “Ouro”, após quatro anos de melhoria contínua. Este avanço resultou da implementação de práticas sustentáveis em áreas como consumo energético, gestão de resíduos, emissões de gases com efeito de estufa, qualidade da água, economia local, segurança, cultura e participação comunitária.
Além de Baião, apenas a Região Autónoma dos Açores possui atualmente esta distinção em Portugal. A nível internacional, apenas um número restrito de destinos em países como a Austrália, México ou Islândia alcançaram igual reconhecimento.