O 27.º Portugal de Lés-a-Lés arrancou em grande estilo com um Passeio de Abertura por terras de Penafiel, que surpreendeu os cerca de 1300 participantes com paisagens deslumbrantes, recriações históricas e sabores bem tradicionais. Numa jornada de 70 quilómetros marcada pela descontração, os motociclistas ficaram a conhecer alguns dos tesouros patrimoniais e gastronómicos da região.
A viagem começou com uma visita ao Museu Municipal de Penafiel e ao Castro do Mozinho, o maior castro romano da Península Ibérica, seguindo depois por caminhos rurais até à Serra da Boneca e aldeias típicas como Quintandona e Cabroelo. Um dos momentos altos aconteceu em Valpedre, com uma encenação bem-humorada de uma emboscada pelo lendário Zé do Telhado.
A paragem no Mosteiro de Paço de Sousa trouxe não só história, com referência a Egas Moniz, como também uma doce surpresa, a mítica sopa seca e torta de São Martinho. Já o emblemático caldo de piçalhos foi servido em tigelas de barro, oferecidas aos participantes como recordação.
O dia terminou com um jantar de boas-vindas no Pavilhão de Feiras e Exposições, oferecido pela Câmara Municipal de Penafiel, com o presidente Antonino de Sousa a afirmar que “Penafiel é hoje, com toda a propriedade, uma cidade amiga dos motociclistas”.
Este foi apenas o início de uma longa jornada mototurística, que seguirá até Faro, passando por Alcobaça numa das maiores etapas de sempre, com 426 quilómetros.