Música, dança, artesanato, criatividade, histórias, caminhadas, jogos tradicionais e muita interação comunitária é o que pode encontrar nesta iniciativa.
Na sexta-feira, 23 de maio, a iniciativa arranca com o “Mercado ao Léu”, seguido da “Arruada de Bombos” com o Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente e “Brincar não tem Idade”. A noite encerra com um momento musical com os “Tradição de Ouro”.
No sábado, 24 de maio, às 9h09, é tempo de “Laurear a pevide” numa caminhada pela aldeia, promovida pela Associação Desportiva de Amarante com início e término na Igreja de Santa Maria de Jazente. O percurso tem uma distância de cerca de 10 quilómetros e dificuldade moderada. As inscrições, com o custo de três laréus (caminhada, seguro e abastecimento) e de sete laréus (almoço, seguro e abastecimento) decorrem até dia 22 de maio, em www.cm-amarante.pt.
A animação continua à tarde com Jogos Tradicionais, “Workshop pelo Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente & As Rosas de Santa Maria de Jazente”, entre outras atividades. A tarde culmina com uma “arruada de bombos”. Porto de Arts e Orquestra Comunitária do Mundo prometem uma noite animada com música ao vivo, convívio e surpresas à volta da fogueira.
No domingo, 25 de maio, as atividades têm início à tarde, pelas 14h14, com “No Andar e no Beber Conhecerás o Abade”, uma Caminhada cultural e Tertúlia com sabores à mistura promovida pela Stay to talk. A inscrição é gratuita, mas obrigatória em forms.cm-amarante.pt. A Arruada de bombos – Zés P’reiras “Unidos da Paródia” encerra a terceira edição do evento.