Hoje começam as celebrações das aparições de Fátima

Hoje começa as celebrações das aparições de Fátima
Os quatro cantos do mundo reúnem-se, esta segunda-feira, para a maior peregrinação do ano, no Santuário de Fátima.

O Santuário de Fátima comemora 108 anos das aparições à Cova da Iria. Às celebrações vão ser presididas pelo cardeal D. Jaime Spengler, arcebispo metropolita de Porto Alegre, Brasil, recém-chegado de Roma, onde participou no Conclave que elegeu Papa Leão XIV.

O programa da peregrinação inicia-se esta segunda-feira com a procissão das velas, pelas 21h30, com a recitação do terço, na Capelinha das Aparições até ao Altar do Recinto de Oração. Amanhã, 13 de maio, o programa específico proposto para a madrugada, às celebrações centrais começam também na Capelinha das Aparições com a recitação do Rosário, às 9h00, segue-se, a Missa Internacional Aniversaria no altar do Recinto de Oração, que inclui a bênção aos doentes e termina com a Procissão do Adeus.

É importante salientar que esta é a primeira peregrinação do Pontificado do Papa Leão XIV. Robert Francis Prevost, tem 69 anos, de origem norte-americana, de ascendência espanhola e de dupla nacionalidade peruana e pertenceu à Ordem de Santo Agostinho.

O Papa Francisco visitou duas vezes o Santuário de Fátima: a primeira vez foi no centenário dos acontecimentos da Cova da Iria, em 2017 para canonizar os beatos Francisco e Jacinto Marto e a segunda vez em agosto de 2023 nas Jornadas Mundiais da Juventude.

Para esta primeira peregrinação do ano de 2025, a Guarda Nacional Republicana mobilizou cerca de 240 militares para garantir a segurança do evento.

Paralelamente, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil inicia hoje uma operação de dois dias, envolvendo mais de 300 operacionais, dos quais 170 são bombeiros provenientes de vários corpos da região, com o objetivo de assegurar o bem-estar dos peregrinos.