De 22 a 25 de maio Penafiel torna-se capital do debate sobre envelhecimento ativo

penafiel
O Município de Penafiel, em parceria com a Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), vai acolher o Congresso Internacional do Envelhecimento: “Desafios e Inovação num Mundo em Transformação”, entre os dias 22 e 25 de maio de 2025, no espaço Ponto C – Cultura e Criatividade. O evento decorrerá em formato presencial e online, reunindo especialistas nacionais e internacionais para refletir sobre o envelhecimento num contexto de mudança social e demográfica.  

A conferência inaugural, marcada para as 09h30 de 22 de maio, contará com intervenções de Ricardo Pocinho, presidente da ANGES e professor no Instituto Politécnico de Leiria, e de Daniela Oliveira, vereadora do Pelouro da Família e Inclusão Social da Câmara Municipal de Penafiel. Segue-se, pelas 10h00, um momento literário protagonizado pelo escritor Valter Hugo Mãe, intitulado Crónicas sobre Envelhecimento.

A sessão solene de abertura, pelas 11h30, incluirá a atuação do grupo de cantares AGEING\@Lab e intervenções de várias personalidades académicas e institucionais, entre as quais Neila Barbosa Osório (Brasil), François Vellas (França), Cristóvão Margarido, e o presidente da autarquia penafidelense, Antonino Sousa.

Ao longo do dia, haverá ainda apresentações de projetos internacionais, como a Universidade da Maturidade da Amazónia e do Pantanal, do Brasil, com representantes de instituições como a Universidade Federal de Tocantins e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

O congresso dá destaque a iniciativas inovadoras na área do envelhecimento ativo, com apresentações de projetos portugueses como o Ageing\@Lab, Companhia Maior, Academia dos Sonhos, Porta 55+, Pedalar sem Idade e Pista Mágica. Estas sessões serão moderadas por Rosário Loureiro, do Centro Distrital de Segurança Social do Porto.

A tarde de 22 de maio encerra com uma mesa sobre perspetivas internacionais, incluindo temas como felicidade na velhice, bem-estar ocupacional e envelhecimento na sociedade cabo-verdiana, com oradores de Espanha e Cabo Verde.

No dia 23 de maio, as sessões arrancam às 09h30 com o painel Insularidade e envelhecimento, com estudos oriundos dos Açores e da Madeira, seguido pela apresentação de projetos locais como Afetiv(i)dades, 3.ª Idade em Movimento e Meno(s) Pausa + Movimento. A manhã inclui ainda sessões sobre políticas públicas, com a presença dos bastonários das Ordens dos Médicos, Psicólogos e Assistentes Sociais.

Durante a tarde, o Professor Alexandre Quintanilha proferirá uma Oração de Sapiência sobre a indústria do bem-estar, antecedendo uma mesa dedicada ao envelhecimento na comunidade, literacia em saúde mental e participação cívica.

A sessão “Envelhecimento na primeira pessoa” trará testemunhos e reflexões de personalidades ligadas à cultura como Adelaide Teixeira (cinema), António Capelo (teatro), Germano Silva (história) e Luísa Taveira (dança). O dia termina com um momento musical e a sessão de encerramento oficial, com intervenções de Francisco Melo, vice-presidente da ANGES, e Daniela Oliveira, da Câmara Municipal de Penafiel.

No dia 24 de maio, o destaque vai para as Olimpíadas da Dança em Rede, evento com a participação de utentes das IPSS locais e escolas de dança como a Merenguita, Lampadinha, Revolution Crew e Missis Dance.

O congresso encerra no dia 25 de maio, com a apresentação da comédia “Insónia”, protagonizada por Fernando Mendes no papel de Custódio Reis, uma sátira à vida quotidiana de um português comum, encenada por Roberto Pereira. O espetáculo está marcado para as 18h00, em Penafiel.

O Congresso Internacional do Envelhecimento pretende afirmar-se como um fórum de excelência na promoção do debate, inovação e partilha de boas práticas sobre um dos temas centrais das sociedades contemporâneas.