Requalificação do Centro de Saúde de Penha Longa arranca na próxima semana

layout 24 scaled | NOVUM CANAL
A Câmara Municipal de Marco de Canaveses vai dar início, na próxima semana, à requalificação da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Penha Longa. A intervenção representa um investimento de aproximadamente 413 mil euros, totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).  

Com um prazo de execução de seis meses, a empreitada tem como principal objetivo melhorar as condições de atendimento aos cerca de 4.000 utentes da unidade, bem como proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde.

As obras contemplam a melhoria do conforto térmico e da eficiência energética do edifício, com a instalação de caixilharias em alumínio com vidro duplo, revestimento térmico em capoto, iluminação LED, sistema de bomba de calor, chiller para aquecimento de águas e ventiloconvetores, além da instalação de uma Unidade de Tratamento de Ar. A cobertura do edifício será também substituída.

A apresentação da intervenção decorreu esta segunda-feira, 14 de abril, durante uma visita técnica ao espaço, com a presença da Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, da Presidente da Junta de Freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, Raquel Pereira, e do Chefe de Divisão de Edifícios e Equipamentos do Município, Nuno Ferreira.

Recentemente, a autarquia instalou painéis fotovoltaicos no edifício, bem como um posto de carregamento para a viatura elétrica atribuída à Unidade de Saúde, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética.