A iniciativa foi destacada como um modelo de referência, com elevado potencial de replicação noutras regiões europeias que enfrentam desafios semelhantes no apoio às vítimas e na prevenção da violência doméstica.
A distinção decorreu no âmbito do URBACT City Festival 2025, que teve lugar entre os dias 8 e 10 de abril, em Wrocław, na Polónia, e que reuniu mais de 600 representantes de cidades de toda a Europa, com o objetivo de partilhar e celebrar 116 Boas Práticas Urbanas selecionadas pelo programa URBACT.
Das 23 boas práticas reconhecidas a nível nacional, estiveram envolvidos 15 municípios, uma freguesia e três comunidades intermunicipais — incluindo a CIM do Tâmega e Sousa — tornando Portugal o país com o maior número de boas práticas validadas pelo programa europeu.
A UNIDAS foi criada com o intuito de garantir uma resposta integrada e intermunicipal no apoio às vítimas de violência doméstica, oferecendo acompanhamento psicológico, social e jurídico de forma gratuita, confidencial e próxima das comunidades.
Desde abril de 2021 até dezembro de 2024, a rede apoiou mais de 2.500 vítimas adultas, registando um aumento de 43,71% no número de atendimentos. Em relação à intervenção junto de crianças e jovens, foram acompanhados mais de 450 casos entre fevereiro de 2022 e dezembro de 2024, correspondendo a um crescimento de 41,94%.
A distinção atribuída à UNIDAS reforça a importância de abordagens colaborativas e integradas no combate à violência doméstica, afirmando-se como um exemplo de políticas públicas eficazes e centradas nas reais necessidades das vítimas.