Diversos sindicatos representativos dos trabalhadores da CP — Comboios de Portugal convocaram uma greve nacional para os dias 7 e 8 de maio englobando todo o período entre as 00h00 de dia 7 e as 24h00 de dia 8.
O pré-aviso de greve foi dado esta segunda-feira, 15 de abril, e é subscrito por 14 estruturas sindicais.
Segundo o comunicado da FECTRANS — Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações, os sindicatos querem determinar os aumentos salariais dignos, em vez de aplicar valores impostos unilateralmente, cumprir o acordo de reestruturação das tabelas salariais e garantir a sustentabilidade da CP.
Os sindicatos afirmam que, além da convocação da greve, foi enviada uma carta aos ministros das Infraestruturas e das Finanças, solicitando a intervenção do Governo. O objetivo é que este instrua a administração da CP a cumprir as medidas excecionais constantes do relatório final.
Entretanto, os sindicatos confirmaram que foi recebida uma convocatória para uma reunião com a administração da CP no dia 17 de abril, às 15h00. É esperado que este encontro traga propostas específicas que possam resolver o conflito laboral e, ao mesmo tempo, evitar o efeito adverso da greve no serviço público de transporte ferroviário.