Falha informática mantém Portal das Finanças inacessível e obrigações fiscais com novo prazo

portal das finanças
O Portal das Finanças continua inacessível esta terça-feira, na sequência do apagão elétrico que afectou Portugal e Espanha na manhã de segunda-feira. A falha no abastecimento energético comprometeu os sistemas informáticos da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), que continuam a ser alvo de trabalhos de recuperação.  

Segundo fonte oficial do Ministério das Finanças, “decorrem ainda os trabalhos para repor, assim que possível, o Portal das Finanças e os sistemas informáticos que suportam o atendimento ao público”, sendo garantida a segurança e integridade da informação detida pela AT.

Como consequência directa desta interrupção, o Governo decidiu alargar o prazo para o cumprimento das obrigações fiscais cujo limite terminava na segunda-feira ou nesta terça-feira. Os contribuintes terão agora até ao final do dia de quarta-feira para regularizar as suas situações, sem qualquer penalização.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Gonçalo Rodrigues, relatou à agência Lusa que há trabalhadores em todo o país impossibilitados de exercer as suas funções, uma vez que não conseguem aceder às aplicações e efectuar login nos sistemas.

O dirigente sindical apelou ainda aos cidadãos para evitarem deslocações aos serviços de finanças até que a normalidade seja restabelecida.

O apagão, que começou cerca das 11h30 de segunda-feira, causou perturbações significativas em Portugal e Espanha, com reflexos nos aeroportos, nos transportes e no abastecimento de combustíveis. A origem da falha continua por esclarecer. Entretanto, a E-Redes já informou que o fornecimento de eletricidade está restabelecido e normalizado desde esta manhã.