Já “Neva”, da penafidelense Joana Magalhães, para a primeira infância, situado entre a exposição e o teatro, é uma experiência sensorial e narrativa, para ver dia 30 de março, refere nota, que realça, ainda, que o segundo trimestre no Ponto C amplia as experiências artísticas em Penafiel, proporcionando teatro, música, dança, circo, ópera, vídeo-arte e exposições.
Ao longo dos próximos três meses, serão realizadas atividades participativas com a comunidade e apresentados 20 espetáculos, elenca. Destacam-se peças com selo do Teatro Nacional D. Maria II, encenadores como Marco Paiva, Cristina Carvalhal e Daniel Gorjão e atrizes de renome, como Margarida Vila-Nova ou Carla Bolito.
“Haverá ainda espaço para clássicos, como a ópera Carmen e uma adaptação teatral d’O Lago dos Cisnes; músicos nacionais com longas carreiras como Mão Morta e Tiago Bettencourt; cantautores que são referências internacionais como Joan As Police Woman e Moreno Veloso; e um live streaming nacional para assinalar o Dia Mundial da Dança”, enumera-se. As experiências diferenciadas que convidam à participação do público também têm lugar, como um espetáculo-jantar, uma peça intimista para atriz e livro, uma caminhada performativa ou um concerto cuja entrada é um brinde a Fernando Pessoa, acrescenta.
A 4 de abril chega a Penafiel a peça de teatro “Nau Nau Maria”, uma coprodução com o Teatro Nacional D. Maria II, criada e dirigida por Alice Azevedo partindo da adaptação da História Trágico-Marítima; Do Teatro da Didascália, no dia 11, “Comer a Terra – uma peça de teatro-comestível”, um espetáculo-jantar com dramaturgia e encenação de Bruno Martins.
A 12 e 13 de abril, “Ela deu-me eu dela recebi”, de Clara Amaral, convida para um espaço de intimidade onde desfilam cinco gerações de mulheres.
A música regressa ao Ponto C a 13 de abril, com Tiago Bettencourt e o “Fio da Navalha”. Em https://www.tiagobettencourt.pt/fio-da-navalha, o público poderá escolher as músicas que quer ouvir no concerto participando, assim, na criação do alinhamento.
O novo disco dos Mão Morta, “Viva La Muerte!”, estará no Ponto C no dia 19. “Com letras de Adolfo Luxúria Canibal e música de Miguel Pedro e António Rafael, “Viva La Muerte!” alerta para o perigo dos totalitarismos”.
A 26 e 27, “Perdón”, da companhia catalã Losinformalls, em estreia absoluta em Portugal, é uma peça que desafia os limites da criação artística, da dança, do circo e do teatro, criando desconforto, sedução e provocação na relação com o público. .
No Dia Mundial da Dança, celebrado a 29 de abril, o palco do Ponto C acolherá a transmissão ao vivo e em direto do Teatro Camões, de “Coppélia ou a Rapariga de Olhos de Esmalte” pela Companhia Nacional de Bailado.
A banda de metal alternativo de Vila Real, In We Fall, apresenta o álbum “Inner self”, a 30 de abril. A primeira parte estará a cargo dos Shutter Down, banda de rock de Viseu.