A proposta dos autarcas junto da Assembleia da República destaca que a Variante à Estrada Nacional 211, foi pensada como eixo de ligação entre a A4, A11 e os concelhos vizinhos. No entanto, a ausência de uma alternativa à atual ponte tem causado congestionamentos frequentes e impactado negativamente a economia local e a qualidade de vida das populações.
Os presidentes envolvidos destacam a urgência no processo. Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, afirmou que o problema do aumento do tráfego tem vindo a agravar-se nos últimos anos e que o município já fez tudo o que está ao seu alcance. Já os restantes autarcas, sublinham a importância da obra para a coesão territorial e desenvolvimento da região.
Assim, para avançar com o projeto foi submetida uma petição através da plataforma da Assembleia da República, sendo agora necessário reunir pelo menos 7.500 assinaturas até ao dia 13 de abril, condição essencial para que a iniciativa seja debatida em sessão plenária pelos deputados.
Os presidentes recorrem à ajuda da população, garantindo que qualquer cidadão pode assinar a petição online, através do link: https://participacao.parlamento.pt/initiatives/4767.