
A cidade de Paredes celebra, assim, a chegada da primavera com mais uma edição das Jornadas do Ambiente, um evento que contará com a participação de seis Eco-Escolas de Vilela e Rebordosa, com mais de 25 atividades educativas e práticas relacionadas com a defesa do ambiente e a sustentabilidade.
Um programa que se destaca pela variedade de iniciativas, como a plantação de árvores autóctones no Parque do Rio Ferreira, em parceria com o Destacamento Territorial da GNR de Penafiel/SEPNA, workshops, palestras, conferências e atividades de plogging, que envolvem a recolha de lixo nas margens da ribeira do Pego, em Vilela.
Refira-se que a sessão de abertura, agendada para 20 de março, às 14h30, na Escola Básica e Secundária de Rebordosa, contará com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes, Paulo Silva, e do vereador Francisco Leal.
Segue-se a conferência “Floresta: Importância, Impacto e Gestão”, que terá início às 15h00, reunindo especialistas, como Teresa Pera (Serras do Douro), Domingos Lopes (UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), Miguel Rodrigues (Proteção Civil de Paredes) e Marisa Barros (Fenabel).
O primeiro dia encerra com workshops, tendo início marcado às 17h00, onde serão abordados temas como a “Identidade Alimentar na AMP: técnicas de alimentação saudável e sustentável”; “Fotografia Noturna no Parque do Rio Ferreira” e “Técnicas de controlo da vespa velutina”.
Já na sexta-feira, Dia Mundial da Árvore, 21 de março, decorrem ações de caminhada e plantação de árvores autóctones. A comunidade escolar é ainda convidada a participar ao longo deste dia nos diversos workshops e atividades, desde a ação de plogging, de duatlo pela natureza, bem como de renovação do habitat natural e pomar.