A polémica surge na sequência do encontro referente à 16.ª jornada da Série B do Campeonato de Portugal, que começou a 26 de janeiro, mas foi interrompido aos 25 minutos devido ao mau tempo. A partida foi retomada a 23 de março, e o Marco 09 defende que o SC Salgueiros utilizou de forma irregular o lateral-direito Ruca Morgado e o médio André Dias, uma vez que estes foram inscritos após a data original do jogo.
Refira-se que o artigo 27.º do regulamento da competição estipula que o tempo de jogo em falta deve ser completado com os mesmos jogadores que constavam da ficha técnica, permitindo substituições apenas por lesão ou transferência para outro clube. No entanto, o regulamento não especifica se jogadores inscritos posteriormente podem ou não ser utilizados.
O Marco 09 interpreta esta omissão como uma irregularidade e pretende que a situação seja analisada pelo Conselho de Justiça. O caso ganha ainda mais relevo após o treinador do CD Cinfães, Paulo Mendes, ter manifestado estranheza quanto à utilização dos dois jogadores do SC Salgueiros, uma vez que o seu clube foi informado de que não poderia utilizar um reforço contratado após a data inicial do jogo.
Este caso ganha ainda mais relevância tendo em conta o contexto classificativo da Série B do Campeonato de Portugal, com o SC Salgueiros e o Marco 09 a disputarem o segundo lugar, que garante acesso ao playoff de subida. As equipas neste momento encontra-se separadas por três pontos, com vantagem para a formação portuense.
Agora, cabe ao Conselho de Justiça da FPF avaliar a queixa e decidir se houve ou não infração regulamentar por parte do SC Salgueiros.