Esta quarta-feira, dia 26 de março, o Concelho da União Europeia e o Parlamento Europeu chegaram a um acordo prévio sobre as novas medidas da carta de condução para os jovens com 17 anos terem a licença para conduzir, desde que tenham a supervisão de um adulto experiente.
A introdução de um período experimental para novos condutores é de pelo menos dois anos e pela primeira vez a nível comunitário, também serão aplicadas sanções rigorosas para caso conduzem sobre efeito de álcool e sob substâncias ilícitas, sem cinto de segurança ou sem respeitar as regras dos sistemas de retenção para crianças.
Os condutores mais experientes, vão estar igualmente sujeitos a alguma mudanças nas regras rodoviárias como passaram a serem avaliados de forma mais regular e a preencherem uma autoavaliação antes da renovação de carta de condução.
A admissão da carta de condução digital, é outras das novas diretrizes e poderá ser feita através do telemóvel ou de qualquer outro dispositivo eletrónico, embora tenham cinco anos e meio para fazê-lo.
As normas também vão mudar para os futuros condutores, que vão passar a ter formação em aspetos muito específicos como a segurança rodoviária, a utilização do telemóvel durante a condução e na segurança de ciclistas e peões.
A idade mínima para a condução de veículos pesados como camiões, diminuí dos 21 para os 18 anos ddee idade e de autocarros de 24 para 21 anos. Outra realidade que vai se alterada por forma a solucionar a escassez de motoristas de veículos pesados na União Europeia.
Este acordo deverá ser ratificado pelo conselho da União Europeia e pelo Parlamento Europeu.