Depressão Jana afeta o Vale do Sousa com chuva intensa e vento forte

layout 15 scaled 1 | NOVUM CANAL
A depressão Jana afetará Portugal continental, a partir desta sexta-feira, 7 de março, trazendo condições meteorológicas adversas que incluem chuva intensa, vento forte, agitação marítima e queda de neve. Devido a esta situação, todos os distritos do continente estão sob aviso amarelo emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).  

De acordo com o IPMA, a depressão Jana permanecerá quase estacionária a noroeste da Península Ibérica até segunda-feira, 10 de março. Está associada a uma superfície frontal fria e a um sistema que transporta uma massa de ar frio sobre o arquipélago da Madeira. As previsões indicam períodos de chuva, por vezes forte durante a passagem da superfície frontal fria, passando posteriormente a regime de aguaceiros até domingo, 9 de março. Estes aguaceiros poderão ocorrer sob a forma de neve acima de 1.500 metros de altitude no sábado, 8 de março.

Além disso, prevê-se vento forte com rajadas na ordem dos 80 km/h, podendo atingir 110 km/h nas terras altas, e agitação marítima significativa. Por causa destas condições, o IPMA emitiu avisos amarelos e laranja para diversos distritos, abrangendo períodos específicos entre sexta-feira e segunda-feira.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou a população para a possibilidade de inundações e acidentes devido ao agravamento do estado do tempo.

É aconselhável acompanhar as atualizações meteorológicas e seguir as recomendações das autoridades para garantir a segurança durante este período de condições meteorológicas adversas.