O “HÁ FEST!” não é apenas um festival, mas uma plataforma de reflexão e ação, abordando temas como bem-estar animal, saúde, igualdade de género, cidadania e sustentabilidade. Na edição de 2024, o evento concentrou-se na inclusão, implementando medidas concretas para tornar o festival acessível a pessoas com mobilidade reduzida, como a instalação de rampas e passadeiras adaptadas.
Além disso, o festival tem promovido a utilização de diversos espaços públicos da cidade, incentivando tanto a descoberta quanto a valorização do território local. Ao ser nomeado para os Green Destinations Story Awards, Amarante reforça o seu compromisso com um turismo mais responsável e inclusivo, inspirado por boas práticas que podem servir de exemplo para outras comunidades.
Até 24 de janeiro, o público pode votar no projeto de Amarante, que se junta a outros destinos portugueses como Águeda, Arouca Geopark, Açores e Sintra, que também foram reconhecidos pelo seu trabalho em prol de um turismo mais sustentável e inovador.