De acordo com o autarca, as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) existentes serão convertidas em USF, passando a contar com um total de nove médicos, o que permitirá uma melhor cobertura médica para a população. “Com estas unidades, os utentes terão à sua disposição mais médicos e, consequentemente, mais tempo e disponibilidade para as consultas e acompanhamento regular”, explicou Mourisco.
A USF de Cinfães contará com quatro médicos para seis freguesias, com um polo adicional em Oliveira do Douro, enquanto a USF Douro Verde, em Souselo, terá cinco médicos e dois polos em Nespereira e Santiago de Piães. Armando Mourisco destacou que com esta reorganização, “as pessoas não terão de se deslocar à sede das unidades, ficando divididas entre os polos e conseguindo uma cobertura mais satisfatória”.
O autarca sublinhou ainda que a mudança traz vantagens para os profissionais de saúde, que terão “remunerações mais vantajosas” devido à contratualização, além de horários mais alargados e maior disponibilidade para os utentes. “Será bom para todos, com um atendimento mais rápido e eficaz”, garantiu.
Além disso, o presidente referiu que o Serviço de Urgência Básica (USB) de Cinfães passou a funcionar 24 horas por dia, todos os dias do ano. “Vamos também renovar o raio-X, que passará a fazer exames prescritos pelo médico de família, além dos de urgência”, acrescentou.
Cinfães vai também contar em breve com consultas de podologia, uma especialidade focada no tratamento de problemas como o pé diabético. “A ULS Tâmega e Sousa já aceitou a nossa proposta, e nós vamos equipar uma sala no centro de saúde”, disse Mourisco.
O município tem também uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia, que aumentou a oferta de fisioterapia e camas nos cuidados continuados, ampliando as respostas na área da saúde.