Baião lançou Orçamento Participativo para as escolas

| NOVUM CANAL
O município de Baião informou que apresentou uma iniciativa “inovadora no âmbito da Educação”, com o lançamento do Orçamento Participativo para as Escolas.

Integrada no Projeto educativo Municipal e no Plano de Atividades para o ano letivo 2024/2025, esta ação destina-se a promover uma cidadania ativa e participativa entre os alunos dos Agrupamentos de Escolas do concelho, desde o 2.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário e insere-se na estratégia municipal de reforço do envolvimento da comunidade escolar nas dinâmicas de governação local, pode ler-se no documento.

Refira-se que o OPE conta com uma verba total de 14 mil euros, um montante que será distribuído entre os três Agrupamentos de Escolas do concelho, com o Agrupamento de Escolas de Eiriz e o Agrupamento de Escolas do Sudeste, a serem contemplados com 4 mil euros e o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil com 6 mil.

As propostas deverão ser apresentadas pelos alunos ou pelas turmas de cada agrupamento, sob a supervisão de um responsável escolar. Destaque-se que os projetos selecionados terão de promover o bem-estar e a inclusão da comunidade escolar, com especial enfoque nas áreas da cultura, sustentabilidade e educação.

“Após a análise técnica, as propostas mais votadas em cada Agrupamento beneficiarão diretamente dos recursos disponibilizados, contribuindo para a melhoria das condições das escolas e da experiência educativa”, destaca.

As fases do Orçamento Participativo para as escolas 2024/2025 são as seguintes:

– 15 de fevereiro de 2025 – Data limite para apresentação de propostas;

– 20 de março de 2025 – Apresentação pública dos projetos;

– 20 de abril de 2025 – Processo de votação;

– 31 de julho de 2025 – Conclusão e implementação das propostas selecionadas.

Para mais informações, os interessados podem contactar os Serviços de Educação através do e-mail educacao@cm-baiao.pt ou recorrer à Direção do Agrupamento de Escolas que frequentam.