Jorge Ricardo, vice-presidente e vereador responsável pela Promoção do Desenvolvimento Económico, afirma: “Com a criação da Academia UVVA, damos um passo significativo na qualificação e valorização dos nossos produtores de vinho verde, promovendo não só o seu desenvolvimento, mas também a afirmação de Amarante como um destino de excelência no enoturismo”.
Incorporada no programa UVVA, a academia manifesta-se como uma plataforma de formação contínua, apresentando, assim, um programa exclusivo para produtores locais. Os objetivos desta iniciativa passam por “capacitar os profissionais do setor vitivinícola, fortalecer a identidade enológica e gastronómica da região, fomentar o turismo enogastronómico e valorizar os produtos locais, aumentando a sua competitividade e visibilidade no mercado”.
O Município de Amarante, promoveu no passado sábado, dia 18 de janeiro, uma visita a duas quintas de referência em Melgaço: a Quinta de Soalheiro e a Quinta da Torre. Com o objetivo de proporcionar um espírito de aprendizagem, reforçando o papel da Academia UVVA como uma alavanca para o crescimento sustentável do setor, a experiência possibilitou o conhecimento de exemplos de excelência e a existência de uma troca de conhecimentos.

