DR: SERRALVES
Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou a ocasião para felicitar Ana Pinho pelas novas funções e agradecer o trabalho de Rui Vilar à frente do Conselho de Fundadores. A mudança ocorre após Ana Pinho ter cumprido o limite de mandatos no cargo de presidente da administração da fundação, um total de nove anos, distribuídos por três mandatos, o que constitui um marco na história da instituição, situada no Porto.
Em 2021, a Fundação de Serralves alterou os seus estatutos para permitir a presidência da administração por até três mandatos consecutivos, uma medida que viabilizou a continuidade de Ana Pinho neste processo.
Ana Pinho deverá assumir a nova função até o final do ano, embora ainda não tenha sido anunciada uma decisão sobre quem ocupará a presidência da administração da fundação após o seu afastamento. De acordo com os estatutos, a designação dos novos elementos do Conselho de Administração, bem como a eleição do presidente e vice-presidentes, será feita por voto secreto e por maioria absoluta pelos próprios membros do conselho.
Atualmente, o Conselho de Administração da Fundação de Serralves é composto por Ana Pinho (presidente), Manuel Ferreira da Silva (vice-presidente), Isabel Pires de Lima (vice-presidente), José Pacheco Pereira (vice-presidente, representando o Estado), e pelos vogais Manuel Sobrinho Simões, Fernando Cunha Guedes, Tomás Jervell, Armando Cabral e Luís Silva Santos.