Dos resultados desta operação policial resultou a fiscalização “352 veículos, seis estabelecimentos fiscalizados; oito detenções por condução sob influência de álcool: uma detenção por condução sem habilitação legal e 43 infrações no âmbito do código da estrada”.
No âmbito desta operação foram, ainda, identificadas “duas infrações no âmbito da legislação avulsa ao código da estrada” emitidos “19 autos de contraordenação no âmbito da legislação policial” e apreendidos “nove doses de liamba; oito doses haxixe”, sendo emitidos “seis autos de contraordenação por consumo de estupefacientes”.
Esta operação conjunta mobilizou “72 militares da GNR, nomeadamente das valências de Territorial, Trânsito, e Investigação Criminal, Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Aveiro”.
Contou, ainda, com o reforço de militares da “Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras (UCCF) de Coimbra”.
Ainda de acordo com a GNR, “esta operação teve como objetivo principal o reforço da visibilidade em pontos de concentração de pessoas referenciados por ocorrências, bem como prevenir e combater a criminalidade, com vista à dissuasão de atividades ilícitas, em geral”.
“No âmbito das ações policiais realizadas, a Guarda procurou também controlar, detetar e prevenir a prática de ilícitos relacionados com armas, estupefacientes e infrações rodoviárias, com a finalidade de reduzir o risco associado à sua ocorrência, a fim de garantir a segurança de pessoas e bens”, referem as autoridades no seu site oficial.
Além da GNR, esta operação foi executada em conjunto com a “Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras de Coimbra, no âmbito da Campanha “Portugal Sempre Seguro”, a fim de dissuadir, prevenir e detetar situações passíveis de configurar ilícitos criminais e/ou contraordenacionais, promovendo deste modo o reforço do sentimento de segurança à população, nos concelhos de Castelo de Paiva, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra”.
Refira-se que “com objetivo de aumentar o sentimento de segurança dos cidadãos, as Forças e Serviços de Segurança, através de um trabalho conjunto e de coordenação entre si e envolvendo a capacidade de todas em diversas e múltiplas áreas de atuação policial, encontram-se a desenvolver a Campanha “Portugal Sempre Seguro”.
(Fotografia de destaque: DR/GNR)