Agricultores de Baião pedem ao governo apoio de 654 mil euros

Até ao dia 5 de dezembro, foram registadas, no concelho de Baião, 183 candidaturas ao apoio excecional aos prejuízos dos incêndios na agricultura, no valor global de 654 mil euros, informa a autarquia liderada por Paulo Pereira. 

Deste valor total [183], 108 foram submetidas através do Balcão de Apoio de Baião, que está em funcionamento desde o dia 11 de outubro e que foi criado para prestar informação e auxiliar os munícipes no processo de candidatura.

Já em relação às candidaturas relativas aos prejuízos causados em habitações, a linha de apoio, entretanto aberta, não registava qualquer candidatura referente ao concelho de Baião, até ao dia 5 de dezembro.

Evidencie-se que a submissão destas candidaturas é feita no portal da CCDR-N, através do preenchimento do formulário, sendo necessário proceder à adição de documentos relativos ao proprietário e aos bens em causa, cuja lista pode ser consultada em https://www.facebook.com/municipio.baiao/posts/pfbid0eN6JFK6yJUCQTxT1yznYpWiyPpwG1LF8tt8c533GNfTsE5gjkFEcVzoePrfzkUYsl

Quanto à atividade apícola, encontra-se, desde o dia 3 de dezembro, a decorrer a submissão de candidaturas relativas a prejuízos diretos ou indiretos (que impactem na alimentação dos efetivos) registados na apicultura.

“São elegíveis prejuízos em apiários registados e situados nas áreas afetadas pelos incêndios ou num raio de 1,5 km dessas áreas”, informa o documento.

Para efeitos de submissão das candidaturas, é necessário: número de beneficiário do IFAP; comprovativo de IBAN; e última declaração anual de existências apresentada junto da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (referente a setembro de 2023).

O prazo para a apresentação de candidaturas a estas três linhas de apoio decorre até 31 de dezembro.

“Caso tenha dúvidas ou dificuldades no preenchimento e submissão da candidatura, poderá solicitar apoio à sua junta de freguesia ou através do Balcão de Apoio criado para o efeito nos serviços do município de Baião, através do telefone 255 540 500, ou do email balcao.apoio.incendios@cm-baiao.pt”, conclui-se.