Procurar
Publicidade

Dezembro traz teatro, poesia e música natalícia ao Ponto C

O primeiro trimestre do Ponto C está a chegar ao fim e o mês de dezembro traz teatro, poesia, performance com participação da comunidade e muita música natalícia.

“No próximo domingo, dia 1, o inconfundível Ruy de Carvalho protagoniza “Ruy, A História Devida”, com histórias inéditas da sua longa e inspiradora carreira. Figura máxima do teatro em Portugal, o ator sobe ao palco do Ponto C, sala à qual dá a voz na mensagem de boas-vindas”, refere a nota informativa que nos foi enviada.

 A sessão está marcada para as 17h00 e a lotação está esgotada.

Dia 7, às 21h30, o grupo a capella Canto Nono (que José Mário dirigiu durante duas décadas) apresenta, no Ponto C, o espetáculo “A Força (o poder) da palavra – Um Canto a José Mário Branco” onde recorda algumas das mais emblemáticas canções do músico e compositor”.

“Cinco anos após o desaparecimento de José Mário Branco, a sua vida e obra continua presente e a petição entregue na Assembleia da República a solicitar que fosse reconhecida de Interesse Nacional é disso um bom exemplo”, lê-se, ainda, no comunicado.

No dia 15 de dezembro, às 17h00, é apresentado o espetáculo “Guião para um País Possível”,  com dramaturgia e encenação de Sara Barros Leitão, e interpretação de João Melo e Margarida Carvalho.

Refira-se que esta é uma obra criada “a partir dos discursos, intervenções, apartes, insubordinações e até obscenidades registadas no Parlamento português, para contar os 50 anos da Democracia”.

Segue-se “Gatilho da Felicidade” de Ana Borralho & João Galante, dia 20.

Fotografia: DR/Ponto C

“Os artistas convidaram os jovens de Penafiel – entre os 18 e os 23 anos – a participarem nesta peça onde se vai discutir a definição de felicidade: será que varia de pessoa para pessoa? Como podemos ser felizes?”, reforça o mesmo comunicado.

Com o Natal a aproximar-se, o “XMASROCKFEST, programado pela Cosmonaut, muda-se para o Ponto C, nos dias 20 e 21, com programação especial no 20.º aniversário desta celebração natalícia. No primeiro dia, a partir das 22h00, atua o trio de rock livre de preconceitos Dom Pie Pie, o grupo de pop psicadélico Unsafe Space Garden, e há dois DJ sets com Bricolage.108 e Nuno Cobra”.

A 21, o palco é do “coletivo multiforme de rock Solar Corona, dos Duas Semicolcheias Invertidas e sua mistura de noise-rock, pós-rock, pós-punk e free-jazz, seguidos dos DJ sets de Housco e Nicevenn”.

O ano de 2024 no Ponto C termina com mais um concerto com lotação esgotada: “Christmas Movie Songs” de Aurea, dia 22 de dezembro, às 17h00.

Iniciativas paralelas

Paralelamente aos espetáculos, o Ponto C convida para “conversas, ateliês no âmbito da programação e ações participativas”.

O Ponto C esclarece que está a decorrer uma “chamada aberta à comunidade para o projeto “Atlas Penafiel” que arranca em fevereiro de 2025 e procura participantes de todas as idades e ocupações”.

Encontram-se ainda em curso as atividades do “Clube C, da oficina de dramaturgia Derivas e as exposições patentes: de fotografia, a “Teatra”, nos átrios, e de pintura e desenho “Da Figura ao Signo”, na Sala Eurico”.

(Fotografia de destaque: DR/Ponto C)

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade