A informação foi avançada pela autarquia paivense que destaca que o concurso público encontra-se publicado no “Diário da República no dia 26/11/2024 – Anúncio de procedimento n.º 25475/2024 no âmbito do contrato de concessão que a Empresa Pública, EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA, tem com o Estado Português”.
De acordo com o município, este é um “importante investimento que poderá atingir os três milhões de euros, mais IVA, sendo apoiado financeiramente em 85% no PT 2030″.
Ainda de acordo com a autarquia, a “empreitada terá como objetivo a descontaminação e recuperação do Poço de Gemunde I e escombreiras adjacentes, permitirá atingir as metas de remediação ambiental pretendidas e necessárias, com a materialização de uma solução técnica que promove uma eficiente estabilização, recuperação e valorização do património histórico mineiro e o melhoramento das condições ambientais naquele local”.
Com esta iniciativa, a autarquia declara que será efetuada a “recuperação de um dos edifícios mais emblemáticos do antigo complexo mineiro do Pejão – o PG1 de Germunde”.
Refira-se que depois de “concluída a sua reabilitação, ficará à disposição da visitação da comunidade e dos turistas”.
O município relembra que este “importante investimento” resulta, também, da colaboração do executivo municipal ao declarar o interesse público municipal desta intervenção.
(Fotografia de destaque: DR/Câmara de Castelo de Paiva/Facebook)