“Fruto deste apoio institucional, a ACIP irá colaborar com a Aceleradora de Comércio Digital de Penafiel e com a Associação Empresarial de Penafiel – que acolhe a aceleradora – na divulgação do projeto Acelerar o Norte, das suas iniciativas e resultados, através dos seus canais de comunicação, parceiros, rede de contactos e eventos que organiza”, refere o comunicado que nos foi enviado pelo gabinete de imprensa Acelerar o Norte.
De acordo com o mesmo gabinete “para maximizar o impacto do projeto e contribuir para a transformação digital das empresas da região Norte, para além da divulgação do projeto, a ACIP, irá ainda servir como ponto de contacto e encaminhamento de potenciais empresas beneficiárias”.
Refira-se que “até 2025, o Acelerar o Norte vai apoiar as empresas inscritas no projeto com vouchers até 2 mil euros em serviços de transição digital e apoios à digitalização do negócio”.
Acelerar o Norte:
A CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI criaram um consórcio para capacitar as “empresas do Norte de Portugal, dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, para a economia digital”.
Com o projeto Acelerar o Norte, apresentado em outubro do ano passado, na Exponor, o objetivo é “aumentar a competitividade do tecido económico local e projetar o Norte em direção ao futuro digital”.
“O projeto, que estima abranger mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal, tem um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos”, reforça a nota de imprensa.
“Através de parcerias com associações locais (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes), o Acelerar o Norte vai apoiar e orientar negócios de proximidade com a criação de 16 Aceleradoras de Comércio Digital”, acrescenta o comunicado.
Para facilitar a adoção de estratégias e soluções digitais, que permitam às empresas atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos, o “Acelerar o Norte vai disponibilizar, gratuitamente, ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio, prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar vouchers até 2 mil euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação”.
Saliente-se que o “projeto Acelerar o Norte é desenvolvido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e copromovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela ACEPI – Associação da Economia Digital”.
O projeto é financiado pela “União Europeia, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e do NextGenerationEu, na Componente 16 – Empresas 4.0, e aprovado na sequência da publicação do Aviso N.º 04/C16-102/2022 – Aceleradoras de Comércio Digital”.
(Fotografia de destaque: DR)