As autoridades destacam que, “no âmbito de uma investigação relacionada com a prática de vários furtos de animais, ocorridos nos concelhos de Paredes, Alpendurada, Amarante, Lousada e Paços de Ferreira, que resultaram em prejuízos estimados em 1 500 euros, os militares da Guarda desenvolveram diligências de investigação que permitiram localizar os animais furtados e identificar o suspeito”.
Ainda de acordo com a GNR, “no decurso da ação, foi possível apurar-se que o suspeito se introduzia, durante os períodos noturnos, no interior das explorações agrícolas, onde furtava os animais com o objetivo de os vender posteriormente a potenciais compradores”.
A Guarda avança que “no seguimento das diligências de investigação, foi efetuada uma busca que permitiu recuperar doze ovinos”, salientando que “os animais foram posteriormente devolvidos aos seus legítimos proprietários”.
Ainda de acordo com as autoridades “o suspeito foi constituído arguido, e os factos foram comunicados aos Tribunais Judiciais de Lousada e Paredes”.
A ação contou com o reforço do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Penafiel e do Posto Territorial de Paredes.
(Fotografia: DR/foto ilustrativa)