No ofício enviado ao presidente do Conselho de Administração dos CTT, o chefe do executo municipal de Cinfães expressa a sua “profunda preocupação e insatisfação relativamente aos serviços postais prestados pelos CTT no concelho”.
“São numerosas as queixas que temos recebido de particulares e das Juntas de Freguesia, que relatam atrasos frequentes na entrega da correspondência, com sérias repercussões para a população”, refere no ofício.
Segundo o autarca, os atrasos têm criado inúmeros transtornos à população.
“Esses atrasos têm originado situações de enorme gravidade, como ameaças de corte de serviços essenciais (luz, água, telefone) devido ao não recebimento atempado de faturas. Muitas famílias não receberam as cartas de cobrança e, consequentemente, não puderam regularizar as suas contas, colocando em risco o fornecimento destes serviços básicos”, sublinha.
“Além disso, a falta de entrega de correspondência tem afetado a documentação vital, como as cartas com a prova de vida, colocando em perigo o direito de muitos cidadãos, especialmente os idosos, de continuarem a receber as suas reformas”, disse.
“Esta é uma situação particularmente crítica no concelho de Cinfães, que é uma região envelhecida, onde uma grande parte da população depende diretamente dessas reformas para a sua sobrevivência. A agravar a situação, vários registos da falta de pagamentos das reformas, devido à falha na entrega da correspondência”, escreveu, ainda, o autarca n ofício a que o Novum Canal teve acesso.
Ainda de acordo com o chefe do executivo a “escassez de entregas em tempo útil tem contribuído para uma sensação crescente de insegurança e desconforto entre a população, que depende dos serviços postais para o cumprimento de obrigações legais e o exercício de direitos essenciais”.
“A falta de fiabilidade nos prazos de entrega está a afetar não apenas a confiança nos CTT, mas também a qualidade de vida dos nossos munícipes, colocando em risco o sustento e bem-estar de muitos, especialmente os mais vulneráveis”, frisa.
“Deste modo, exijo que os CTT adotem medidas imediatas para corrigir esta falha nos serviços e garantir que a entrega da correspondência seja feita de forma pontual e eficiente”, afirma ainda.
Armando Mourisco reitera a “importância de uma ação célere para resolver esta situação e evitar mais prejuízos à nossa comunidade”.
O autarca solicita, ainda, “uma resposta urgente, com informações detalhadas sobre as medidas que serão implementadas para assegurar a normalização do serviço no concelho de Cinfães”.
Refira-se que o ofício foi enviado também, para conhecimento, ao Ministério das Infraestruturas, à ANACOM, aos grupos parlamentares da Assembleia da República, ao Presidente da Assembleia Municipal de Cinfães e ao Serviço de CTT de Cinfães.
(Fotografia de destaque: DR/Câmara de Cinfães)