Procurar
Publicidade

Inaugurada ampliação do Centro Comunitário Bento XVI

A secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, inaugurou, ao início da tarde deste sábado, a ampliação do Centro Comunitário Bento XVI, obra social situada em Borba da Montanha, Celorico de Basto, para as respostas sociais Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) e creche.

Com esta ampliação, a ERPI passou de 53 para 83 camas, sendo que a creche passou de 33 para 38 lugares.

A governante, na sua intervenção e mais tarde numa curta intervenção que fez aos jornalistas, enfatizou a importância de investir nestes equipamentos, nas estruturas residenciais de apoio a idosos, mas, também, ao nível das creches, indo de encontro àquilo que são os objetivos do governo no domínio da ação social e da inclusão.

 

Clara Marques Mendes relevou, ainda, o papel que o município de Celorico Social tem tido na promoção deste tipo de respostas sociais em articulação com os demais atores e agentes da rede do concelho, no sentido de articular com os mesmo aquilo que são as estratégias e as prioridades em matéria de política social.

Respondendo a um desafio feito antes pelo presidente da Câmara de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, a secretária de Estado reconheceu, também, a importância de reforçar o pacote financeiro permitindo, assim, que os municípios, na sequência da transferências de competências, possam dispor dos meios e dos recursos necessários para fazer face àquilo que são os desafios e responder ás necessidades que o setor social enfrenta presentemente.

O presidente da Câmara de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, na sua intervenção, relembrou a aposta que o seu executivo, com os demais parceiros sociais, tem feito na criação e dinamização de respostais sociais que vão de encontro às necessidades sentidas pelos atores e agentes sociais.

 

O responsável pelo executivo municipal, na sua intervenção, enfatizou  ainda, a importância do governo  adequar a transferências de competências com o pacote e o esforço financeiro que tem sido atribuído aos municípios.

O responsável Centro Comunitário Bento XVI, Domingos Teixeira, relevou a importância deste investimento, salientando que com esta ampliação os utentes destas duas valências e das demais vão passar a dispor de melhores condições e infraestruturas.

O responsável pela Centro Comunitário Bento XVI enfatizou, ainda, a necessidade de continuar a investir neste equipamento, fomentando outras valências, proporcionando, desta forma, condições para fazer face aos desafios com que a instituição está confrontada e responder àquilo que são as necessidades dos utentes e das suas famílias.

Refira-se que o Centro Comunitário Bento XVI integra 83 utentes na valência da Estrutura Residencial para Idosos, tem  38 utentes em creche e 91 em serviço de apoio ao domicílio.

A inauguração da ampliação do Centro Comunitário Bento XVI contou, também, com as presenças do presidente da ULS Alto Ave, Professor Pedro Cunha e do presidente da Comissão Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Professor Caldas Afonso.

Saliente-se, ainda, que em 2015, a instituição viu alterada a sua designação social da Casa do Povo de Fervença para Centro Comunitário Bento XVI.

A instituição intervém essencialmente nas “sete freguesias promotoras deste projeto, no entanto recebe também utentes de outras freguesias do concelho, bem como dos concelhos limítrofes, regendo-se pelo combate a todas as formas de exclusão e à promoção da integração social e comunitária dos grupos sociais mais desfavorecidos ou vulneráveis da população, especialmente: idosos e crianças”.

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade