O PS Castelo de Paiva adianta que “a iniciativa reforçou o compromisso do PS com projetos estruturantes para o desenvolvimento económico e social do município”.
A comitiva visitou a “União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso e a União de Freguesias de Sobrado e Bairros, encerrando o roteiro junto ao edifício do antigo Centro de Apoio à Criação de Empresas (CACE), localizado na Zona Industrial de Felgueiras, que foi destruído por um incêndio em 2020”.
Citado em comunicado, Hugo Oliveira estima que a “reconstrução do CACE possa ser concluída até ao final de 2025, sublinhando a importância de garantir uma gestão municipal para o futuro equipamento”.
O financiamento da obra será assegurado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“A reconstrução do CACE trará muito para a economia de Castelo de Paiva, atendendo que poderá acolher mais empresas, aumentando o número de postos de trabalho e desta forma melhorar a qualidade de vida dos Paivenses“, destaca o deputado.
Citado, também, em comunicado, Ricardo Cardoso, líder do Partido Socialista de Castelo de Paiva, sublinha o esforço contínuo do partido para “dinamizar a indústria no concelho, lembrando que “as zonas industriais existentes estão cheias”.
“A par da reconstrução do CACE temos de pensar na criação de uma nova zona industrial em Castelo de Paiva, para desenvolver as empresas e ajudar os empresários paivenses”, expressa, lamentando que “José Rocha, presidente da Câmara Municipal, tenha abandonado o projeto da construção da Zona Industrial da Cruz da Carreira, que já tinha muitos anos de trabalho feito por presidentes anteriores, o que está a atrasar a solução para as empresas que não têm como se fixar em Castelo de Paiva”.
O PS realçou que “outro tema em destaque foi a variante de ligação à A32, uma estrada prometida a Castelo de Paiva há mais de 30 anos, que permitirá uma melhor conexão com a área metropolitana do Porto, facilitando a mobilidade e criando melhores acessos à indústria, aproximando a região das grandes cidades do litoral”.
Hugo Oliveira assegurou que o “lançamento do concurso para a obra poderá ocorrer no início de 2025, bastando que para isso “haja vontade política”.
“Deu ainda nota que o difícil foi encontrar financiamento, mas isso foi algo que o Partido Socialista conseguiu”, referindo-se à inscrição da obra no PRR, feito alcançado pelo Governo Socialista de Pedro Nuno Santos enquanto ministro das Infraestruturas”, alude o Partido Socialista em comunicado.
Os socialistas paivenses adiantam, ainda, que o IC35 esteve, também, em destaque “com a informação de que o processo se encontra em consulta pública e avançará para concurso no segundo trimestre de 2025”.
“Estas infraestruturas são essenciais para o desenvolvimento de Castelo de Paiva, aproximando o concelho das principais cidades e promovendo a fixação de pessoas e empresas”, sublinha o deputado Hugo Oliveira.
A reversão da agregação de freguesias, “implementada em 2013 pelo PSD, também um dos temas do dia”.
Ricardo Cardoso reforçou que a “desagregação é uma prioridade do PS e que ficou satisfeito por saber que processo está perto de ser concluído”.
“Queremos devolver a identidade das nossas freguesias e garantir uma gestão mais próxima das populações”, declara, dando nota de “esta é uma batalha que o PS de Castelo de Paiva tem travado desde 2013, com manifestações e abaixo-assinados que foram fundamentais para mobilizar a população e reivindicar a restauração da autonomia das freguesias”.
“ Graças às medidas implementadas pelo governo em 2021 e ao trabalho contínuo da equipa do PS, conseguimos alcançar este grande objetivo, que se concretizará em 2025″, assevera.
Susana Correia e Hugo Oliveira confirmaram o “compromisso socialista em possibilitar que as novas freguesias possam estar em vigor já nas próximas eleições autárquicas, dando nota de que o processo se encontra já na fase final”.
“O Partido Socialista reafirma nesta jornada a sua determinação em apoiar estes projetos, promovendo um futuro de progresso para Castelo de Paiva”, reforçam os socialistas paivenses.
(Fotografia de destaque: DR/PS Castelo de Paiva)