A autarquia destaca que o “combate à violência doméstica exige a união de esforços individuais e coletivos, sendo um desafio que interpela não apenas vítimas e agressores, mas todos nós enquanto cidadãos”.
“Daí, reconhecer a responsabilidade, agir e fomentar uma cultura de respeito e igualdade são passos indispensáveis para transformar essa realidade”, lê-se na nota informativa que nos foi enviada.
O município recorda que combater a “Violência Doméstica é salvar vidas e construir um futuro mais justo para todos”.
O programa contempla uma sessão de abertura, com uma apresentação da Academia de Música de Castelo de Paiva e a intervenção do presidente da CM de Castelo de Paiva, José Rocha.
Pelas 10h15 terá início o painel I, orientado para os seguintes temas “ Criança: como vítima no processo de Violência Doméstica e no contexto de regulação das responsabilidades parentais “, sendo interveniente Ana Isabel Rodrigues, procuradora do Ministério Público do Tribunal de Santa Maria da Feira”.
O painel I integra, ainda, os temas “ Crime de Violência Doméstica – o que proteger na atualidade ? Criança como vítima “, com intervenção de Luís Moreira, Cabo Chefe da GNR de Castelo de Paiva, e ainda, a Violência Doméstica em Castelo de Paiva: retratos dispersos, sendo moderador Pedro Maldonado, representante da Ordem dos Advogados em Castelo de Paiva”.
Às 11h15 inicia-se o painel II, com a abordagem do “ Trabalho em rede – vantagens da integração da UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica “, com intervenção de Lígia Sílvia, da Rede Unidas”.
Segue-se o debate deste tema e mais tarde as intervenções das técnicas “Fernanda Nunes e Andreia Gomes, do Município de Castelo de Paiva, que irão falar da experiencia e operacionalidade da EAVD – estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica Cataventos, sendo moderadora do painel, Sandra Neves, conselheira Externa Municipal para a Igualdade, em Castelo de Paiva”.
O painel III vai abordar as “boas práticas na intervenção em Rede: Contexto do Agressor, contando com a participação de Filipa Cardoso, Coordenadora do Projeto PICA – Associação A4, com o tema“ Projeto PICA – Intervenção com Pessoas Agressoras “, com a presença de Maria Isabel Castro e Sofia Santalha, enfermeira e socióloga ECSM.
O debate será moderado por Valéria Soares, DGRSP.
Depois da 15:h5, decorrerá o painel IV que abordará o tema “Responsabilidade Social Empresarial: Impacto e Compromisso com a Comunidade”, com a presença de Tiago Cardoso, em representação da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva.
Paula Caldas, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género irá abordar o tema: Pacto Contra a Violência, sendo moderadora do painel, Andreia Gomes, coordenadora da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica Cataventos.
O seminário irá contar, ainda, com a intervenção de Cristiana Ferreira, chefe de Divisão de Educação, Inovação Social e Bem-Estar, seguido de um porto de honra com apresentação final pela Academia de Música de Castelo de Paiva.
(Fotografia: DR/Câmara de Castelo de Paiva)