O mês do Idoso, desenvolvido no âmbito do Projeto “ Micas “ contou com a presença de mais de 150 utentes, acompanhados dos responsáveis das respetivas instituições particulares de solidariedade social.
Depois da celebração da missa e do almoço partilhado entre os utentes, houve uma exibição de patinagem artística, pelo Hóquei Clube Paivense, e uma representação teatral “Quando a velhice bate à porta “, protagonizada por funcionárias da SC da Misericórdia de Castelo de Paiva, para além de um momento musical.
A autarquia destaca que estas iniciativas têm como objetivo estimular a “vida ativa, quebrar o ciclo de solidão e de isolamento e fortalecer a autoestima dos idosos”.
Refira-se que no âmbito do projeto Micas decorrem ações como o “Mês do Idoso, os desfiles de Carnaval e S. João, o Passeio a Fátima, Cantar das Janeiras, Magusto Popular, o Dia dos Avós, entre outras, sendo que os utentes participam em almoços de confraternização e em jornadas de convívio com bailes, espetáculos musicais, representações teatrais e desfiles”.
Além do presidente da Câmara de Castelo de Paiva, José Rocha, marcaram presença nesta iniciativa, o padre Fernando Sérgio e o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, Artur Beleza, sendo que,
O evento contou com a presença do “Centro Social de Real, Centro Social de Santa Maria de Sardoura, Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, ARPIP de Pedorido e ACUP de Castelo de Paiva, para além da entidade anfitriã e promotora da jornada social, a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva”.