Assim, a autarquia pretende reforçar o “compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental”.
Entre as medidas implementadas destacam-se a “disponibilização de materiais sustentáveis às associações do concelho, como copos reutilizáveis, ecopontos e cinzeiros, assim como a instalação de um bebedouro na cantina municipal”.
Citado em comunicado, o vereador do pelouro do Ambiente, Henrique Gaspar Ribeiro, sublinhou a relevância destas iniciativas, afirmando que “a preservação do meio ambiente começa com pequenos gestos que, quando adotados em comunidade, fazem uma grande diferença”.
“Com estas medidas, queremos sensibilizar os cidadãos e as associações do nosso concelho para a importância de reduzir, reutilizar e reciclar. Juntos, construímos um concelho mais sustentável para as gerações vindouras”, afirmou.

Os copos reutilizáveis têm como objetivo reduzir o “consumo de plástico descartável, promovendo hábitos mais sustentáveis em eventos e atividades associativas”.
A autarquia declara que os “ecopontos visam facilitar a reciclagem e a separação correta de resíduos, alinhando o concelho com as metas ambientais nacionais e europeias”.
“Já os cinzeiros foram pensados para incentivar a preservação do espaço público, evitando o descarte incorreto de pontas de cigarro, uma das principais fontes de poluição urbana”, sublinha o município.
“A instalação do bebedouro na cantina municipal procura incentivar o consumo de água da torneira e reduzir o uso de garrafas de plástico descartáveis, promovendo práticas mais sustentáveis no quotidiano”, reforça a autarquia que salienta que no quadro destas medidas foram disponibilizados “55 cinzeiros; 11510 copos; 42 conjuntos de ecopontos/indiferenciados para o exterior e 114 ecopontos interiores”.
(Fotografia de destaque: DR)